Galinha-d’água

Gallinula chloropus/correiana

Apesar da controvérsia relativamente ao seu estatuto taxonómico: se se trata, ou não, duma subespécie endémica dos Açores, certo é que estamos perante uma das espécies mais raras e curiosas da avifauna do arquipélago dos Açores.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Identificação:

A galinha-d’água tem aproximadamente o tamanho de um pombo;cabeça e pescoço pretos; possui uma plumagem sobretudo ardózia-cinza, sendo a parte superior da barriga mais azulada e as infra-caudais são brancas; bico curto vermelho com a ponta amarela e escudo frontal vermelho; dedos finos e pernas verdes.

Abundância e Calendário:

Residente. Considerada uma subespécie endémica por alguns autores. Registada no arquipélago açoriano desde longa data, actualmente, esta espécie apenas nidifica em quatro ilhas dos Açores: Santa Maria, São Miguel, Terceira e Flores (embora existam registos ocasionais nas restantes ilhas do arquipélago), sendo a sua população nidificante de 30-40 casais.

Ocorre, normalmente a baixa altitude, em lagoas, ribeiras e pauis com vegetação ripícola associada, embora não seja muito exigente relativamente à quantidade de água.

Onde Observar:

Pode ser observada no Parque Florestal das Furnas, na Fajã de Cima, na Lagoa Azul e na Caldeira do Alferes (São Miguel); no aeroporto (e área envolvente) e na Ribeira de São Francisco (Santa Maria); na Lagoa Branca, Lagoa dos Patos e Lagoinha (Flores); no Paul da Praia e na Lagoa do Ginjal (Terceira).

Uma resposta a Galinha-d’água

  1. BEATRIZ diz:

    Muito Bonita esta galinha,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s