Charadrius hiaticula
É uma pequena e irrequieta limícola, que ocorre localizadamente em algumas zonas costeiras dos Açores, sendo frequentemente confundida com outras espécies do mesmo género.
Identificação
Apresentando algumas semelhanças com o borrelho-de-coleira-interrompida, no entanto é com o borrelho-semipalmado que pode mais facilmente ser confundido.
A sua plumagem é castanha na parte superior e branca na garganta, peito e abdómen. Apresenta uma coleira, castanha (Inverno e juvenis)/escura (adultos), “completa” (se compararmos com o borrelho-de-coleira-interrompida); o bico, curto, é escuro, sendo alaranjado na base (estas cores extremam-se ou suavizam-se dependendo da idade/época do ano: mais coloridas nos adultos/Inverno); as patas são alaranjadas (promenor importante para o diferenciar, por exemplo, do borrelho-de-coleira-interrompida).
Abundância e calendário
Invernante, oriundo do Norte e Centro da Europa. A sua aparição no arquipélago acontece a partir de Setembro, sendo mais abundante durante os meses de Outono e Inverno. A partir de Abril tornam-se raros, retornando então aos locais de reprodução. Ocorre sobretudo em praias, piscinas naturais, portos, marinas e, por vezes, prados/pastagens costeiro/a/s.
Onde observar
Flores: Fajã Grande, Ponta do Albernaz, Ponta Delgada
Corvo: Caldeirão
Faial: Baía de Porto Pim, Feteira
São Jorge: Fajã dos Cúbres
Pico: Madalena, Barca, Plantaforma Costeira das Lajes
Graciosa: Santa Cruz
Terceira: Cabo da Praia, Porto Martins
São Miguel: ETAR, Mosteiros, Praia do Monte Verde
Santa Maria: Aeroporto, Baía dos Anjos, Foz da Ribeira de São Francisco