Paul da Praia da Vitória

O Paul da Praia da Vitória encontra-se situado no centro urbano da cidade da Praia da Vitória, o que o torna um ecossistema peculiar. Este ecossistema, por se encontrar numa cota mais baixa, estabelece um ponto de encontro das águas de escorrência das áreas circundantes.

Esta zona húmida surgiu em resultado da reunião feliz de um lençol freático, constituindo um ponto de encontro das águas de escorrência, de um graben (mais conhecido por graben das Lajes) e de um ecossistema dunar.

Apesar da enorme pressão humana e das inúmeras alterações que tem sofrido ao longo dos tempos, o Paul da Praia foi recentemente recuperado, para que o Homem possa usufruir da natureza que lhe é próxima, e que faz parte da sua paisagem do dia-a-dia, mas também como parte integrante da mesma.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Especialidades: a galinha-d’água, considerada como símbolo desta zona húmida, é uma presença constante e uma espécie incontornável. Também, durante todo o ano, podem observar-se: garça-real, garça-branca-pequena, gaivota-de-patas-amarelas, pombo-das-rochas, pombo-torcaz dos Açores, melro, vinagreira, toutinegra dos Açores, estorninho dos Açores, canário-da-terra, pardal, bico-de-lacre.

Outras espécies: marrequinha, piadeira, borrelho-de-coleira-interrompida, narceja-comum, galeirão-comum, guincho-comum, garajau, milhafre, lavandeira, pintassilgo, tentilhão dos Açores.

Raridades: piadeira-americana, marreca-d’asa-azul, negrinha, zarro-de-colar, zarro-bastardo, zarro-bastardo-americano, pato-olho-dourado-de-touca, garça-real-americana; carraçeiro, colhereiro; galeirão-americano; guarda-rios-cintado, alvéola-branca.

Visita: a cerca de 5 km do Aeroporto das Lajes, o acesso pode ser efectuado a partir da marina, passando a Zona Verde e seguindo pela estrada sempre em frente.

Melhor Época: de Outubro a Março

Ilha: Terceira

Concelho: Praia da Vitória

Onde fica: Praia da Vitória

Aqui perto: Praia da Vitória, Paul do Belo Jardim/Praia da Riviera, Porto de pesca da Praia da Vitória e Cabo da Praia.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s