A Lagoa do Ginjal, é um dos grandes spots da Terceira e o melhor local onde observar aves no concelho de Angra do Heroísmo. Localizada no interior da ilha, meio escondida entre picos, esta lagoa com pouca vegetação marginal e muito eutrofizada, é um dos locais de visita obrigatória de birdwatchers em busca de raridades, sendo ainda um dos poucos locais onde nidifica a rara galinha-d’água dos Açores.
Especialidades: garça-real, garça-branca-pequena, galinha-d’água dos Açores, gaivota-de-patas-amarelas, pombo-torcaz dos Açores, lavandeira, estorninho dos Açores, pardal.
Outras espécies: milhafre, galeirão-comum, narceja-comum, combatente, pombo-das-rochas, melro, toutinegra dos Açores, vinagreira, canário-da-terra, tentilhão dos Açores.
Raridades: negrinha, íbis-preta, falcão-de-pés-vermelhos, pilrito-de-colete, pilrito-rasteirinho, perna-amarela-pequena, perna-vermelha-bastardo, maçarico-de-dorso-malhado, maçarico-solitário, narceja de Wilson.
Visita: a cerca de 11 km de Angra do Heroísmo, para quem segue, pela via-rápida, na direcção Angra do Heroísmo/Praia da Vitória, e aproximadamente a 19 km para quem vem no sentido inverso. Vindo de Angra do Heroísmo: o acesso mais curto é a saída, na via-rápida, que dá acesso ao aterro sanitário/zona industrial; mais ou menos a meio do parque industrial virar à direita e depois à esquerda, até encontrar (algumas dezenas de metros à frente) uma canada à direita, por onde seguirá sempre em frente, virando depois à direita e seguindo a estrada que o levará à lagoa. Vindo da Praia da Vitória: o melhor acesso é pela saída que indica zona industrial/Porto Judeu/Serra do Cume. Seguir depois pela estrada à direita, virando de novo à direita na estrada seguinte; depois à esquerda e de novo à direita, seguindo a estrada Entre Picos, até uma bifurcação, por onde seguirá de novo à direita, até encontrar a lagoa.
Melhor época: Setembro a Março
Concelho: Angra do Heroísmo
Distrito: Açores
Aqui perto: Lagoa do Junco, Reservatório do Cabrito