Paínho de Monteiro

Oceanodroma monteiroi

Identificação

O paínho de Monteiro é a menor ave marinha dos Açores, apresentando um comprimento de apenas 18-20 cm, ou seja, semelhante ao de um estorninho, e um peso entre 35 e 60 g. Esta espécie possui uma plumagem acastanhada-escura com uma faixa branca no uropígio e a cauda é ligeiramente bifurcada. O bico e as pernas são pretos. Em voo, ao contrário de muitas espécies de paínhos cuja maneira de voar fazem lembrar um morcego ou uma andorinha, o paínho de Monteiro alterna batimentos das asas e fases de deslizamento perto da superfície do mar

Este slideshow necessita de JavaScript.

Abundância e calendário

Estival nidificante. Contudo, é provável que permaneça nas águas açorianas durante o ano todo. Os adultos chegam em Março e Abril. As posturas decorrem entre o final de Abril/início de Maio e o início de Julho. As crias saem dos ninhos entre os meados de Agosto e o final de Setembro/início de Outubro. O paínho de Monteiro é a única espécie de ave marinha endémica dos Açores. A sua população encontra-se bastante reduzida, com cerca de 250-300 casais. Apenas dois sítios de reprodução são conhecidos: o ilhéu da Praia e o ilhéu da Baixo, ambos situados ao largo da ilha Graciosa. Contudo, existem suspeitas de nidificação no ilhéu da Baleia (Graciosa) e no Corvo. O ilhéu da Praia representa o principal local de nidificação da espécie, a qual se reproduz tanto em ninhos naturais como em ninhos artificiais.

Onde observar

No Mar entre Maio e Agosto, ao norte da ilha Graciosa e algumas milhas a sueste do ilhéu de Baixo. Embora as observações sejam regulares, vêem-se poucos indivíduos de cada vez.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s