Piadeira-americana

Anas americana

Trata-se de um pato de tamanho médio, relativamente comum na América do Norte, e, embora os machos adultos tenham uma plumagem bastante apelativa, tal como acontece com quase todos migradores regulares em trânsito pelo arquipélago, passa despercebido pela população em geral.

Identificação

Este slideshow necessita de JavaScript.

Com uma morfologia e tamanho muito idênticos à piadeira, apresenta a cabeça arredondada e a cauda pontiaguda; no entanto, na piadeira-americana, a cabeça normalmente é um pouco maior, com a fronte mais alta e a nuca mais volumosa. Na plumagem de adulto, macho e fêmea são fáceis de identificar, pois os machos têm a testa e a coroa brancas, apresentando uma mancha verde escura na face, que se prolonga desde o olho até à nuca. O pescoço é cinzento; o peito e o dorso são rosados; a sua barriga é branca. As fêmeas e os juvenis são muito semelhante aos de piadeira, exibindo também uma plumagem de tons castanhos, embora menos arruivada, sendo a cabeça e o pescoço mais acinzentados, apresentando um contraste evidente com a restante plumgem, por comparação com a espécie europeia. O bico, em ambos os sexos, é acinzentado com a ponta preta.

A piadeira-americana é uma espécie que faz muito ruído, e no campo é facilmente identificada pelos seus chamamentos. Os machos produzem um pio de três notas (whoee-whoe-whoe), enquanto as fêmeas emitem grunhidos roucos (qua-ack).

Abundância e calendário

Invernante. Trata-se, de um dos anatídeos de ocorrência mais regular nos Açores, sendo conhecidos registos de bandos com mais de uma dúzia de indivíduos.

Onde observar

Flores: Lagoa Branca, Lagoa da Lomba, Lagoa dos Patos

Corvo: Caldeirão

Faial: Lagoas de Pedro Miguel

São Jorge: Fajã dos Cúbres

Pico: Plantaforma Costeira das LajesLagoa do CapitãoLagoa do CaiadoLagoa do Paul, Lagoa do Peixinho.

Graciosa: Senhora da Saúde, Poços de Santa Cruz.

Terceira: Paul da PraiaCabo da Praia, zona da Lagoa do Junco (sobretudo na Canada do Quinhão Grande), Posto de Rádio Americano, Reservatório do Cabrito, Lagoa das Narcejas.

São Miguel: Lagoa AzulCaldeira do AlferesFajã de CimaLagoa das FurnasAchada das Furnas (sobretudo em Lagoa dos Espraiados e zona do Pico do Gato).

Santa Maria: Foz da Ribeira de São FranciscoAeroporto (em especial na Lagoa do Ginjal e Cova do Areão), Ribeira Seca.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s