Lagoa do Caiado

Embora se trate, provavelmente, do melhor local para observar patos na ilha do Pico, a altitude a que está localizada (cerca de 800 m), assim como as intempéries a que está sujeita (sobretudo, vento muito forte, aliado a nevoeiro), fazem com que esta lagoa seja pouco visitada pelos observadores de aves.

Um bom local para a observação de patos e garças...

Especialidades: galinhola, narceja-comum, marrequinha, garça-real, lavandeira, tentilhão dos Açores.

Outras espécies: piadeira, pombo-torcaz dos Açores, toutinegra dos Açores, vinagreira, melro, canário-da-terra.

Raridades: piadeira-americana, arrábio, marreca-d’asa-azul, zarro-de-colar, negrinha, narceja de Wilson.

Visita: o acesso pela Longitudinal/Transversal, a partir da Madalena (29 km); ou Transversal, a partir de São Roque (16 km) e Lajes (15 km), é muito fácil e acessível circulando sempre por estrada alcatroada. A partir de Madalena, de São Roque ou das Lajes, é seguir na direcção do parque eólico/lagoas, até encontrar a Lagoa do Caiado à esquerda.

... toda a área envolvente é também um bom spot para a observar galinholas e narcejas.

Estando a zona envolvente desta lagoa sujeita à prática cinegética (normalmente entre Setembro e Janeiro), a observação de anatídeos no local pode ser condicionada por este facto, sobretudo ao Domingo. As aves encontram-se quase sempre em “estado de alerta máximo”, por isso sugere-se que a primeira abordagem – de binóculos ou telescópio  – seja feita a partir de cima, da estrada principal, deslocado-nos de seguida para o “paredão” da lagoa, de modo a tentar observar as aves mais perto e de outros ângulos.

Melhor época: Outubro a Março

Ilha: Pico

Concelho: São Roque

Aqui perto: Lagoa do Paul, Lagoa do Peixinho

Deixe um comentário