Perdiz-vermelha

Alectoris rufa

Trata-se duma galinácea de tamanho médio, introduzida no arquipélago com fins cinegéticos e, embora seja uma espécie muito popular no continente, é desconhecida por grande parte dos açorianos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Identificação

Fazendo lembrar uma codorniz em miniatura, é ligeiramente maior que uma Galinhola, aparentando um aspecto mais maçisso. A parte superior é de cor castanho-tijolo-claro; o abdómen é alaranjado, o peito cinzento e garganta branca e preta. O bico, curto e grosso, é dum vermelho-vivo, assim como as patas.

Abundância e calendário

Espécie introduzida/Residente. Ao longo da sua história, com maior ou menor sucesso, a perdiz-vermelha tem sido objecto de várias introduções por todo o arquipélago. Num passado relativamente recente terá sido muito abundante em Santa Maria. Actualmente apenas se conhece a nidificação desta espécie, de maneira ocasional, em São Miguel, na Terceira (onde tem vindo a ser introduzida pelos serviços florestais) e no Pico, onde existe, desde há muitas décadas, uma pequena população reprodutora estável.

Onde observar

Pico: Barca, Criação Velha e Poçinho

Graciosa: Serra Branca (algumas observações nesta zona poderão dever-se a aves escapadas de provas de Santo Humberto).

Terceira: Pico dos Pedreiros (algumas observações nesta zona poderão dever-se a aves escapadas de provas Santo Humberto), Altares e Fajã da Serreta (aves introduzidas recentemente pelos serviços florestais).

São Miguel: Monte de São Simplício (aves escapadas, há alguns anos, de provas de Santo Humberto. Há observações de aves adultas com ninhadas nesta zona).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s