Planalto dos Graminhais

O planalto dos Graminhais situa-se no interior de São Miguel a nordeste das Furnas, na cota dos 900 metros de altitude, ocupando a zona de turfeira activa uma área de cerca de 100 hectares.

É uma das paisagens originais mais antigas de São Miguel, sendo já referida no século XVI, por Gaspar Frutuoso, no seu livro Saudades da Terra, como um prado natural.

Uma visita aos Graminhais pode ser uma experiência única e marcante, sendo o local, seguramente, uma das mais belas e originais paisagens do arquipélago dos Açores: pintada por montes de musgões, juncos e cedros, matizada, durante grande parte do ano, por chuvas e nevoeiros, conferindo ao lugar uma atmosfera mística de grande beleza.

O Planalto dos Graminhais, a mais bem conservada das turfeiras de São Miguel, é o habitat ideal de reprodução da narceja-comum.

Especialidades: narceja-comum, galinhola, escrevedeira-das-neves.

Outras espécies: marrequinha, milhafregaivota-de-patas-amarelas, vinagreira, melro, ferfolha, lavandeira, toutinegra dos Açores, canário-da-terra, tentilhão dos Açores, priolo.

Raridades: narceja de wilson, narceja-galega, tordo-zornal, tordo de Naumann e cruza-bico

Visita: O acesso mais fácil e transitável, para quem vem de Nordeste ou de Ponta Delgada, é o trajecto que liga estas duas localidades a Achada. A partir desta freguesia, estando na estrada principal, seguir a placa dos serviços florestais que indica Planalto dos Graminhais, por uma estrada alcatroada durante cerca de 9 km, sendo as últimas centenas de metros finalizadas numa estrada de terra batida. Uma boa alternativa, para quem vem das Furnas, é seguir na direcção do miradouro do Salto do Cavalo e a partir daqui seguir a estrada na direcção de Salga. Cerca de 1.800 metros após a passagem pelo miradouro, virar à direita num caminho de terra batida que acede à zona planáltica.

Uma boa opção para iniciarmos a visita, na área de turfeira, é seguirmos a pé, junto à sinalização dos serviços florestais, em direcção a norte.  Depois, podemos ir explorando a área inflectindo para nordeste e ir “rodando” sempre para sul até voltarmos ao local de início do percurso. Mas as opções são variadas e recomenda-se mesmo, para quem tiver tempo, perder-se e deixar-se levar pela atmosfera da paisagem, pela vegetação, e, claro, pelas aves. Nos fins de tarde primaveris, entre meio de Março e fim de Julho, teremos óptimas oportunidades para observar as galinholas e as narcejas nos seus espectaculares e sonoros voos de exibição nupcial.

Paisagem dos Graminhais, com o Pico da Vara ao longe

Melhor época: Outubro a Março

Iha: São Miguel

Concelhos: Nordeste e Povoação.

Onde fica: Grupo Oriental – São Miguel. Para quem vem de Nordeste/Ponta Delgada seguir até Achada; para quem vem pelas Furnas, seguir na direcção de Salga.

Aqui perto: Serra da Tronqueira, Achada das Furnas, Lagoa das Furnas

Anúncios