Ilhéus da Furna

Os Ilhéus da Furna são dois pequenos ilhéus de rocha negra com vegetação esparsa de herbáceas. Localizam-se bem próximo da costa, a cerca de 20 metros, formando uma pequena enseada abrigada conhecida pelo guindaste. Esta distância previligiada permite observar durante o Verão a azáfama diária de uma das importantes colónias mistas de garajau-rosado e garajau-comum dos Açores. A importância desta é expressa pela sua classificação como uma Zona de Protecção Especial para as Aves (ZPE). Para quem queira acompanhar de perto a temporada de nidificação, sem perturbar as espécies, desde as chegada, paradas nupciais, construção dos ninhos, postura dos ovos, incubação, nascimento das crias e os primeiros voos dos juvenis, este é sem dúvida o local ideal.

Os Ilhéus da Furna são talvez o local do arquipélago onde mais facilmente se podem observar o garajau e o garajau-rosado

Especialidades: garajau, garajau-rosado, pombo-das-rochas, lavandeira.

Outras espécies: cagarro,garça-branca-pequena, rola-do-mar,  gaivota-de-patas-amarelasmelro, canário-da-terra, estorninho dos Açores, pardal.

Raridades: garajau-de-dorso-castanho.

Visita: saindo do porto de São Roque siga em direcção à Madalena, sempre pela estrada junto ao mar, atravessando a pequena zona industrial desta vila. No primeiro entroncamento vire à direita, avance cerca de 400 metros e, mesmo um pouco acima do parque de campismo e das piscinas de Santo António, existe um pequeno parque com coreto no centro, conhecido localmente como a Vigia: esta é a sua paragem. Estacione o carro, entre neste parque e siga na direcção do Mar, onde vai encontrar, no limite da rocha, um guindaste velho e gasto pelo tempo. É aqui o seu local de observação. Os ilhéus ficam mesmo à sua frente, a uns escassos 20 metros. Instale-se, com os seus binóculos/telescópio, ou mesmo à vista desarmada, e deixe-se contagiar pelos cantos agitados e frenesim do dia-a- dia desta colónia de garajaus.

Melhor época: Abril a Setembro

Distritos: Açores

Concelhos: São Roque do Pico

Onde fica: Grupo Central – Pico

Aqui perto: Costa Oeste da Madalena, Lagoa do Capitão.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s