Bird Race Açores 2019

83983556_475800733309655_676416641419968512_n

Equipas: Blue Island Team, Corvo nem Ve los, Gon gon, Team Owls e Purple Loonies (no sentido dos ponteiros do relógio, começando no canto superior esquerdo)

Depois de verificar listas de espécies, fotografias e tirar dúvidas com os participantes, chegámos aos resultados finais.

Nesta edição da BirdRace Açores 2019 participaram 11 equipas, de oito ilhas do nosso arquipélago, faltando apenas uma representação da ilha das Flores, num total de 24 participantes.

Foram observadas no total 76 espécies de aves durante o evento o que torna este evento um grande sucesso. Resultados gerais podem ser consultados aqui.

Cumpre-nos então dar-vos os parabéns pela vossa participação e felicitar a equipa vencedora, a Team OWLS que observou um total de 51 espécies na ilha Terceira. Destaque ainda para a equipa Bingo Just Now, da ilha Tde São Miguel, e a equipa Purple Loonies, da ilha Terceira, que lutaram renhidamente pelo 2º lugar, com 46 e 44 espécies respetivamente.

No 4º lugar um empate entre a equipa Jori, de São Miguel e a equipa É.Regulus sanctamaeriae, com 26 espécies, mas com vantagem para a equipa Jori, por ter uma lista com mais raridades (2º critério de desempate, já que até no 1º critério havia empate). Com 21 espécies, foi também necessário recorrer ao critério de desempate para as equipas Arenaria picarota, do Pico e Blue Island Team, do Faial, mas neste caso pelo 1º critério (nº de espécies invernantes).

Agradecemos a participação de todas as equipas e informamos que em 2020 haverá nova edição!

grafico BR2019

A Bird Race Azores 2019 teve como objetivo estimular a observação de aves nos Açores como uma atividade em crescimento e que permite um contacto direto com o meio ambiente. Pretendia ainda aumentar os registos de aves observadas nos Açores, o conhecimento e valorização da avifauna nos Açores, espécies ameaçadas, e também o respeito dos seus habitats.

Decorreu em todo o arquipélago dos Açores, no fim-de-semana de 5 e 6 de Outubro (fim-de-semana europeu de observação de aves), com o objetivo de realização de observação do máximo de espécies de aves possível na ilha em que se encontre a equipa.

O Competição é coordenado pelo website Aves dos Açores e pela SPEA (Sociedade Portuguesa dos Estudos das Aves), com patrocínio da Atlânticoline e Amazing Azores. Contou com o apoio na divulgação da Radio CanalFM.

Sem Título