Pico da Urze

Mais do que um monte elevado em concreto, este topónimo “designa” toda uma zona à sua volta. Também conhecida por “Matos de São João”, esta extensa área caracteriza-se pela agro-pecuária extensiva, onde as pastagens regularizadas convivem com os prados semi-naturais, pontuados aqui e ali por pequenas turfeiras e charcas, por sebes e bosquetes de vegetação natural, assim como por manchas, ainda, extensas de vassouras (Erica azorica).

Este slideshow necessita de JavaScript.

Embora não seja um dos habituais spots de birdwatching, esta zona tem um bom potencial para a observação/fotografia de aves, sobretudo de patos, sendo ainda, provavelmente, o melhor local em Portugal onde observar a galinhola.

Adicionalmente, merece também uma especial referência, a existência da espécie vegetal mais ameaçada dos Açores: o raríssimo, e mítico, teixo Taxus bacatta, existindo na zona alguns exemplares.

Especialidades: galinhola, melro dos Açores, vinagreira, ferfolha, canário-da-terra, tentilhão dos Açores.

Outras espécies: garça-real, marrequinha, narceja-comum, milhafre, pombo-torcaz dos Açores, lavandeira, toutinegra dos Açores, estorninho dos Açores.

Raridades: marrequinha-americana, marreca-d’asa-azul, abibe-comum, narceja de Wilson, falcão-peregrino, tordo-zornal.

Visita: vindo de São Roque ou das Lajes pela Transversal, após entrar na Longitudinal, no sentido Madalena, virar à esquerda (à direita para quem vem da Madalena) no antigo posto de leite em frente ao Cabeço do Teixo. A partir deste momento entramos na zona em epígrafe, onde seguindo pela estrada, a pé ou de carro, podemos ir observando charcas, pastagens e pequenos bosques. Para quem vem das Lajes, pela Tranversal, poderá também optar pela abordagem sul, virando à esquerda ao km 9, em direcção ao Pico da Urze, por uma estrada alcatroada que conduz inevitalmente à Longitudinal.

Melhor época: Espécies invernantes (Outubro a Março); espécies residentes (Março a Junho).

Ilha: Pico

Conselho: Lajes

Aqui perto: Lagoa do Capitão.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s