Marreca-d’asa-azul

Spatula discors

Este pequeno anatídeo, muitas vezes confundido com a marrequinha, é, a par do zarro-de-colar, o pato de origem americana de ocorrência mais regular no arquipélago dos Açores.

Identificação

Ligeiramente maior que uma marrequinha, as fêmeas destas duas espécies poderão por vezes confundir-se; porém, a fêmea de marreca-d’asa-azul tem o bico cinzento escuro e muito mais largo, sendo ainda visível uma mancha pálida entre este e os olhos. O macho adulto é facilmente identificável pelo tom da plumagem de cores “mais quentes” e arruivadas, e pela sua cabeça cinzenta com uma característica meia-lua que se prolonga entre a garganta e a coroa (preta). Quando pousado mostra também uma conspícua mancha branca, que sobressai entre os tons pretos da zona infracaudal.  No entanto é em voo que, ambos os sexos, se identificam sem qualquer margem para dúvidas, devido ao atraente azul-turqueza da parte superior das asas, sendo possível, muitas vezes, identificar facilmente as aves em voo sem o auxílio de qualquer material óptico.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Abundância e calendário

Espécie de origem neártica. Migrador de passagem/Invernante. Embora se trate de uma “raridade” no arquipélago, é observada, com abundâncias muito variáveis, todos os anos, não estando sujeita a homologação pelo Comité Português de Raridades.

Onde observar

Flores: Lagoa Branca, Lagoa dos Patos, Lagoa Comprida, Lagoa Funda

Corvo: Caldeirão

Faial: Lagoas de Pedro Miguel

São Jorge: Fajã dos Cúbres

Pico: Pico da Urze, Lagoa do Capitão, Lagoa do Caiado, Lagoa Seca, Lagoa do Paul, Lagoa do Peixinho

Graciosa: Senhora da Saúde

Terceira: Paul da Praia, Cabo da Praia, Lagoa do Junco, Lagoa do Ginjal, Reservatório do Cabrito, Caldeira de Guilherme Moniz, Lagoa do Negro, Alagadiços, Pico dos Pedreiros

São Miguel: Sete Cidades, Fajã de Cima, Lagoa de São Brás, Lagoa das Furnas, Achada das Furnas

Santa Maria: Aeroporto de Santa Maria (com destaque para a Lagoa do Ginjal e Cova do Areão), Ribeira Seca.

Deixe um comentário