Charcos de Pedro Miguel

Os Charcos de Pedro Miguel são o melhor spot da ilha do Faial para observação de patos. Localizados no graben de Pedro Miguel são, contudo, dependentes do regime pluviométrico do outono e inverno, secando no período do Verão. Dispõe de um observatório de aves, de onde se observa a charca maior, utilizada por patos e, por vezes, por algumas limícolas e garças, para descanso ou alimentação. Também aqui já foram observados passeriformes raros, tais como a andorinha-das-chaminés (Primavera) ou o chasco cinzento (Outono).

Vista parcial da "charca maior", vendo-se o observatório ao fundo (Foto: André Vieira)

Vista parcial da “charca maior”, vendo-se o observatório ao fundo (Foto: Bruno Pereira)

Especialidades: marrequinha, piadeira, piadeira-americana.

Outras espécies: garça-real, milhafre, gaivota-de-patas-amarelas, pombo-torcaz, lavandeira, melro, ferfolha, tentilhão, canário-da-terra.

Raridades: arrabio, pato-trombeteiro, marrequinha-americana, marreca-d’asa-azul, zarro-de-colar, íbis-preta, garça-branca-grande, galeirão-americano, pilrito de Bonaparte, perna-amarela-grande, perna-amarela-pequena.

Visita: o acesso é realizado por estradas florestais. A partir do Jardim Botânico de Pedro Miguel, continuar na estrada em direção à Caldeira e tomar a estrada sinalizada à direita. Seguir até ao final da estrada de alcatrão e tomar a estrada de terra para a direita. Após uns 400m, avistará o observatório de aves. Pouco mais à frente existe um estacionamento para viaturas.

Melhor época: Setembro a Abril.

Concelho: Horta.

Aqui perto: Jardim Botânico de Pedro Miguel.