Fajã de Cima

Fajã de Cima não é o nome correcto (na verdade a designação correcta é o “pouco apelativo”: Vale do Gargaludo) mas sim a designação pelo qual o sítio é conhecido entre os observadores de aves: uma pequena lagoa, entre pastagens, situada junto a uma exploração agro-pequária. Desconhecida dos birdwatchers até 2008, esta exploração agrícola, propriedade do sr. João Silvestre, é actualmente um dos grandes spots do arquipélago, sendo local de visita obrigatória para quem se desloca a São Miguel em busca de raridades.

A lagoa do Sr. João Silvestre é um óptimo local para observar patos e garças

Especialidades: garça-real, garça-branca-pequena, carraçeiro, marrequinha, piadeira, pato-real, milhafre, galinha-d’água, pardal, lavandeira.

Outras espécies: galeirão-comum, maçarico-de-bico-direito, perna-verde, gaivota-de-patas-amarelas, codorniz dos Açores, pombo-das-rochas, pombo-torcaz dos Açores, melro, vinagreira, canário-da-terra, tentilhão dos Açores, toutinegra dos Açores.

Raridades: garça-branca-grande-americana, colhereiro, ganso-de-testa-branca, marreca, marreca-d’asa-azul, pato-trombeteiro, piadeira-americana, negrinha, zarro-de-colar, zarro-bastardo, pilrito-de-colete, pilrito de Bonaparte, perna-amarela-pequena, alvéola-branca.

Visita: a 2 km de Ponta Delgada e a cerca de 15 km da Ribeira Grande. O melhor acesso a partir de Ponta Delgada: no sentido aeroporto/Ponta Delgada, sair na via-rápida na placa que indica Fajã de Cima, entrando nesta localidade e seguindo em direcção às Capelas/Pico da Pedra. Já fora da localidade, virar à esquerda em direcção a Capelas; parando, cerca de 500 metros à frente, na primeira exploração agrícola do lado direito da estrada. Para quem vem da Ribeira Grande, em direcção a Ponta Delgada: sair na placa que indica Fajã de Cima. Antes de chegar à localidade, na rotunda perto da fábrica de aperitivos, virar à direita e depois à esquerda, em direcção a Capelas. O local não é muito óbvio (embora muito próximo da estrada), no entanto fica mesmo junto à exploração agro-pecuária.             


Melhor época: Setembro a Março

Distrito: Açores

Concelho: Ponta Delgada

Onde fica: Grupo Oriental – São Miguel

Aqui perto: Praia do Monte Verde, Porto de Ponta Delgada

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s