Notícias e artigos

Atlas de Invernantes

A SPEA juntou-se à Universidade de Évora (LabOr – Laboratório de Ornitologia), à Secretaria Regional do Ambiente e do Mar (Açores), ao Serviço do Parque Natural da Madeira, ao Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade e à Associação Portuguesa de Anilhadores de Aves num novo projecto nacional, que irá certamente envolver todos os ornitólogos e observadores de aves do País – o Atlas das Aves Invernantes e Migradoras.

A maior parte do financiamento já está garantida, através do Fundo EDP para a Biodiversidade 2010. Os trabalhos de campo iniciam-se em Agosto de 2011 e decorrerão até Fevereiro de 2013 e toda a ajuda de observadores voluntários, que serão responsáveis pela recolha da maior da parte da informação ornitológica no terreno é bem-vinda. A primeira fase dos trabalhos de campo, de censo de aves migradoras, começa já a 1 de Agosto (nos Açores só a 15) e termina a 15 Outubro (nos Açores a 31). Para participar, basta que tenha uma manhã ou uma tarde livre. Seja voluntário do Atlas e faça parte de um projecto, que certamente marcará a história da Ornitologia portuguesa!Saiba mais e inscreva-se em:

http://www.spea.pt/pt/estudo-e-conservacao/censos-de-aves/atlas-aves-invernantes-e-migradoras/

Garça-nocturna-americana na marina de Angra do Heroísmo

Embora só há alguns meses tenha sido identificada, esta curiosa e discreta garça, que tem despertado a atenção de quem se passeia pela marina de Angra do Heroísmo, descobriu-se agora, encontra-se no local há já quase dois anos. E, fazendo jus ao seu nome, faria a sua entrada na história da avifauna açoriana na noite de 25 de Outubro de 2009, pelo registo da máquina fotográfica de Ricardo Rego. Ver mais …

Aves dos Açores: avesdosacores@gmail.com

 

Deixe um comentário