Bird Race Açores

collageBR2020

Nesta edição da BirdRace Açores 2020 participaram 14 equipas, de sete ilhas do nosso arquipélago, faltando apenas representação das ilhas das Flores e de São Jorge, num total de 33 participantes, confirmando-se a edição deste ano como a prova com mais equipas e com maior número de participantes de sempre!

Foram observadas 74 espécies de aves durante o evento o que torna este evento um grande sucesso. Resultados gerais podem ser consultados aqui.

Cumpre-nos então agradecer a vossa participação e felicitar a equipa vencedora…

(rufar de tambores)

Equipa NEM VÊ-LOS!! Que observou um total de 50 espécies na ilha de São Miguel. Muitos parabéns!!

Em 2º lugar, com 47 espécies , desde a ilha Terceira, ficou a equipa BispoBirds! Parabéns!! E em 3º Lugar (escolhendo outra equipa de uma ilha diferente sem vencedores, segundo o regulamento), temos a ilha do Pico com 38 espécies, observadas pela equipa Pico Team!!

No gráfico apresenta-se a classificação de cada equipa, com o número de espécies observadas e com a cor da sua respetiva ilha,

Imagem resultados finais BRA2020

Agradecemos a participação de todas as equipas e informamos que em 2021 haverá nova edição, esperando nós que possamos crescer ainda mais em nº de equipas, em nº de participantes e em nº de ilhas!

A Bird Race Azores 2020 teve como objetivo estimular a observação de aves nos Açores como uma atividade em crescimento e que permite um contacto direto com o meio ambiente. Pretendia ainda aumentar os registos de aves observadas nos Açores, o conhecimento e valorização da avifauna nos Açores, espécies ameaçadas, e também o respeito dos seus habitats.

Decorreu em todo o arquipélago dos Açores, no fim-de-semana de 3 e 4 de Outubro (fim-de-semana europeu de observação de aves), com o objetivo de realização de observação do máximo de espécies de aves possível na ilha em que se encontre a equipa.

O Competição é coordenado pelo website Aves dos Açores e pela SPEA (Sociedade Portuguesa dos Estudos das Aves), com patrocínio da Atlânticoline e Amazing Azores. Contou com o apoio na divulgação da Radio CanalFM.