Lagoa do Peixinho

A Lagoa do Peixinho, uma das maiores lagoas da ilha do Pico, fica situada “sequencialmente” nas designadas “Lagoas do Planalto Central”. Com efeito, a “descoberta” desta lagoa faz-se naturalmente quando se circula nas pastagens planálticas de altitude no sentido da Piedade/Ponta da Ilha.

Embora a sua localização, perto da estrada alcatroada, seja muito óbvia e, sobretudo durante o período estival, sofra alguma perturbação de pessoas e viaturas, esta lagoa, assim como toda a sua bacia hidrográfica, pode ser uma boa opção para a descoberta de algumas raridades. Adicionalmente é um bom local para observar/fotografar algumas espécies de aves residentes, sendo porventura o melhor sítio do Pico para observar/escutar o vibrante espectáculo aéreo proporcionado pelas narcejas durante a época de reprodução.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Especialidades: narceja-comum, garça-real, lavandeira, melro.

Outras espécies: piadeira, marrequinha, galinhola, gaivota-de-patas-amarelas, milhafre, canário-da-terra, tentilhão dos Açores, escrevedeira-das-neves.

Raridades: piadeira-americana, zarro-de-colar, tartaranhão-azulado, pilrito de Bonaparte, petinha-fulva, tordo-zornal.

Visita: o acesso, a partir das principais localidades: Madalena, São Roque e Lajes, faz-se circulando respectivamente: Longitudinal/Transversal direcção Lajes, e Transversal, até virarmos na direcção Lagoas/Piedade. Para quem visita a ilha pela primeira vez, ou para aqueles mais focalizados no birdwatching, são recomendáveis desvios à Lagoa do Capitão, e à Lagoa do Paul, assim como paragens na Lagoa do Landroal, Lagoa do Caiado, Lagoa Seca e na Lagoa Rosada.

Chama-se a atenção para a existência de uma outra lagoa, mais pequena, a algumas centenas de metros a este, e que passa muitas vezes despercebida. A sua visita tem de ser efectuada a pé, pelo meio da turfeira, no entanto julgamos valer o esforço, não só pela perspectiva diferente, mas também porque, sendo o local mais sossegado, poderá ter alguma boa surpresa ornitológica.

Melhor época: Invernantes (de Outubro a Março); narceja-comum (de Abril a Junho).

Concelho: São Roque

Distrito: Açores

Onde fica: Grupo Central – Pico

Aqui perto: Lagoa do Capitão, Lagoa do Caiado, Lagoa do Paul, Lagoa Rosada.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s