Ferfolha

Regulus regulus

Outros nomes: estrelinha de Santa Maria; estrelo-pequeno (Santo Espírito em Santa Maria); perfolha (Pico); estrelinha; estrelinha-de-poupa (Continente)

Este pequeno passeriforme, simpático e inquieto, é sem dúvida um dos companheiros predilectos nas caminhadas entre as densas florestas e matos naturais das ilhas. O seu sibilar constante, aliado à sua curiosidade inata, fazem desta ave uma espécie fácil de observar, desde que estejamos atentos e com alguma paciência para nos deixarmos ficar. Para observarmos e sermos observados. É a ave mais pequena da Europa, estando a sua nidificação em Portugal restrita aos Açores. É também a espécie com maior radiação adaptativa no arquipélago, sendo actualmente reconhecidas três subespécies: R.r. sanctae-mariae (Santa Maria), Regulus r. azoricus (São Miguel) e R.r. inermis (Grupo Central e Flores).

Este slideshow necessita de JavaScript.

Identificação

Distingue-se pelo seu aspecto minúsculo e gordinho e pelo seu comportamento agitado, saltitando constantemente de ramo em ramo entre a folhagem. A característica mais evidente da sua plumagem é a coroa dourada: amarela nas fêmeas e laranja nos machos. O dorso é de um castanho-esverdeado, com as asas pretas e margens brancas na parte superior; a garganta é branca, bem como a zona ocular, contrastando com o seu grande olho preto. O peito e o abdómen são dum branco-acastanhado; as suas patas são pretas, assim como o bico, curto e fino, na base do qual nasce um pequeno bigode preto.

Canto

Canto curto

Chamamento

Abundância e calendário

Residente. Ocorre em todo o arquipélago, com excepção da ilha do Corvo, sendo muito rara na ilha da Graciosa. Aparece desde o nível do mar até zonas de montanha, deste que exista vegetação lenhosa presente; contudo a sua maior abundância está associada a formações de matos e florestas naturais dominadas pelas espécies endémicas de vassoura (Erica azorica) e cedro-do-mato (Juniperus brevifolia).

Onde observar

Os melhores locais de observação da espécie são em zonas de vegetação natural rica em vassoura e cedro-do-mato. Estes podem encontrar-se na maioria das ilhas em zonas de altitude acima dos 500 metros, onde ocorrem matos, florestas naturais e pastagens com sebes e bosquedos destas espécies. Em algumas ilhas também existem importantes manchas de matos costeiros naturais onde a observação deste passeriforme é muito fácil, nomeadamente nas ilhas do Pico (Ponta da Ilha, zona costeira entre Cachorro e Cais do Mourato), São Jorge (Trilho da Fajã de Santo Cristo/Fajã dos Cubres, Costa de Santo Amaro), Faial (Varadouro, Capelo) e Terceira (Fajã da Serreta, Alagoa da Fajãzinha).

2 respostas a Ferfolha

  1. Valentina costa diz:

    O site está interessante, no entanto não faz referência à reprodução e alimentação da ferfolha. Não sei se este lapso é extensivel às outras espécies.

    • Obrigado Valentina pelo seu comentário. A informação que temos das espécies não pretende ser exaustiva. Optamos por textos simples que permitam dar conhecer, de uma forma geral, as espécies dos Açores. Para além disso não existem muitos trabalhos específicos sobre a avifauna dos Açores, embora certamente já há mais informação do que aquela que colocamos no site. Nomeadamente, a tese de doutoramento de Pedro Rodrigues, poderá eventualmente ter alguma desta informação que menciona, caso seja do seu interesse saber onde a obter. Neste momento penso ser o trabalho mais actual sobre algumas das espécies de passeriformes dos Açores.
      É nossa intenção ao longo do tempo também ir melhorando alguns dos contéudos do site. Contudo este é um trabalho absolutamente de voluntariado e por amor ao património avifaunistico dos Açores, e só trabalho de manutenção dos registos do site ocupa-nos imenso tempo, o que resta pouco para trabalhar mais outras partes do site.
      Agradecemos muito o seu contributo.
      Aves dos Açores

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s