Lavandeira

Motacilla cinerea patriciae

Outros nomes: lavandisca, arvelinha; labandeira e galinha de Nossa Senhora (Pico); avezinha de Nossa Senhora (São Miguel); alvéola-cinzenta (Continente)

Apesar de não ser das espécies mais abundantes dos Açores, não sendo habitual avistar grupos superiores a três indivíduos, a lavandeira é uma ave conspícua, quer pelas suas cores vivas e cauda comprida que abana constantemente, quer pelos seus voos graciosos e acrobáticos em busca de insectos.

Identificação

É uma ave de aspecto ligeiro, pouco encorpada e com cauda comprida. A sua cabeça, manto e dorso são cinzentos, contrastando com o amarelo-vivo do peito e abdómen. As asas são pretas, com uma barra alar larga e branca, facilmente distinguível durante o voo, mas igualmente visível quando pousada. Também as retrizes são pretas, com excepção das duas mais externas que são brancas. Tem o uropígio verde-amarelado e uma listra superciliar branca e distinta. As patas são curtas e rosadas-acastanhadas, o bico é preto, curto e fino. As fêmeas distinguem-se dos machos durante a época reprodutora principalmente por terem a garganta esbranquiçada, ao passo que a dos machos é preta.

Canto

Canto em voo

Chamamento

Outro chamamento

Este slideshow necessita de JavaScript.

Abundância e calendário

Residente. Subespécie endémica dos Açores. Ocorre em todas as ilhas, distribuindo-se praticamente por todos os habitats, desde as zonas costeiras até ao topo das serras (mesmo na Montanha do Pico), apesar de nunca se avistarem muitos indivíduos numa mesma área. Apresenta uma preferência marcada por ribeiras e outros locais com água em abundância, como margens de lagoas e prados naturais.

Onde observar

Sendo uma espécie comum em todas as ilhas é facilmente detectada nos locais mais diversos. Contudo as ribeiras e margens de lagoas dão-nos mais garantias quanto à sua observação.

Santa Maria: Zona do aeroporto e arredores do Ginjal e Cova do Areão.

São Miguel: Miradouro da Tronqueira, Boca da Ribeira (Nordeste); Lagoa das Furnas; Lagoa do Fogo; lagoas das Sete Cidades; Mosteiros.

Terceira: Cabo da Praia; Paul da Praia; Lagoa do Ginjal; Lagoa do Junco; Lagoa do Negro; Reservatório do Cabrito.

Graciosa: Serra Branca, Santa Cruz, Ponta da Barca.

Pico: Costa Oeste da Madalena; Ilhéus da Furna; Plataforma Costeira das Lajes; Ponta da Ilha; lagoas do Capitão, Caiado; Rosada; Peixinho; Paul; etc.

São Jorge: Velas; Parque Florestal das Sete Fontes; Calheta; parque eólico; Fajã dos Cubres; Caldeira de Santo Cristo; etc.

Faial: Caldeira; Baía de Porto Pim; Capelinhos; lagoas de Pedro Miguel; etc.

Corvo: Caldeirão; Vila do Corvo.

Flores: Ponta Delgada; Ponta do Albernaz; Fajã Grande; Lagoa Branca; Caldeira Longa; etc.

Anúncios