Jardim Botânico de Pedro Miguel

O Jardim Botânico de Pedro Miguel é, provavelmente, o melhor spot da ilha do Faial para observação de galinholas e de ferfolhas, durante todo o ano, e para observação de narcejas durante o Outono-Inverno. Ocasionalmente, poderão ser encontrados ainda patos ou outras limícolas, em especial se os Charcos de Pedro Miguel estiverem secos ou sofrerem algum tipo de pressão humana. É composto por zonas de turfeiras, com criação de charcos temporários do outono até à Primavera, com zonas de juncos e ainda rodeado por zonas florestais naturais, compostas principalmente por urzes, mas também com cedros, loureiros, azevinhos, e ainda a rara ginja-do-mato.

Marrequinhas e narcejas são aqui espécies habituais (Foto: André Vieira).

Marrequinhas e narcejas são aqui espécies habituais (Foto: Bruno Pereira).

Especialidades: galinhola, narceja-comum, ferfolha, tentilhão, canário-da-terra.

Outras espécies: marrequinha, garça-real, milhafre, pombo-torcaz, lavandeira, melro, toutinegra, vinagreira.

Raridades: marreca-d’asa-azul, narceja de Wilson, maçarico-bique-bique, maçarico-bastardo, coruja-do-nabal, pica-pau-mosqueado.

Nas zonas de vegetação natural próximas nidificam, entre outras, galinholas e ferfolhas (Foto: André Vieira).

Nas zonas de vegetação natural próximas nidificam, entre outras, galinholas e ferfolhas (Foto: Bruno Pereira).

Visita: saindo da Horta para norte, entra-se na freguesia da Praia do Almoxarife, onde se deve subir à esquerda em direcção ao Chão Frio. No final da subida, virar à direita pela estrada florestal. No entroncamento seguinte, tomar a estrada florestal da direita, No cruzamento seguinte existe sinalização para o jardim botânico – pólo de Pedro Miguel.

Melhor época: Outubro a Abril.

Concelho: Horta.

Aqui perto: Charcos de Pedro Miguel.

Anúncios