Rola-turca

Streptopelia decaocto

Embora a sua aparição seja muito recente nos Açores, e a sua presença seja desconhecida de grande parte da população, esta espécie, à semelhança do que aconteceu em toda a Europa, parece estar a tentar colonizar o arquipélago e, parecem restar poucas dúvidas, veio para ficar.

Identificação

É quase do tamanho dum pombo-das-rochas, apresentando porém uma figura mais “esbelta”. O tom geral da sua plumagem é cinzento-amarelado, sendo mais escura nas partes superiores, onde a ponta das asas é preta. A sua cauda é comprida e quadrada, com as extremidades brancas. Tem um anel preto no pescoço. O bico é castanho, curto e fino. E as patas são curtas e avermelhadas.

Abundância e calendário

Residente. Desde Setembro de 2006, data do primeiro registo para os Açores, as observações têm-se sucedido, e tem sido observada com alguma regularidade em São Miguel, na Terceira e no Pico, ilhas onde a sua nidificação já foi confirmada; sendo ainda conhecidos registos isolados em Santa Maria, Graciosa, São Jorge, Faial e Corvo.

Onde observar

São Miguel: Lagoa, Ribeira Grande, Ponta Delgada, Lomba da Fazenda, sendo a vila de Nordeste (centro da vila, entre a estalagem e o centro de saúde) o melhor local para observar a espécie nesta ilha.

Terceira: Angra do Heroísmo, Porto Martins, Cabo da Praia (a zona industrial do Cabo da Praia, entre a fábrica de rações e as pastagens em frente à Casa do Povo – onde já foram observados perto de 100 indivíduos –, são o melhor local do arquipélago onde observar/fotografar esta espécie).

Pico: Terras (localidade perto de Lajes do Pico) e Madalena

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s