Maçarico-de-bico-direito

Limosa limosa

Outros nomes: milherango (Aveiro)

Embora a sua aparição seja uma “raridade” no arquipélago açoriano, devido ao seu porte e conspicuidade, fazem-se notar facilmente nas pastagens e zonas encharcadas – muitas vezes associados a gaivotas e guinchos – que costumam frequentar durante o Inverno.

Identificação

Limícola de tamanho médio, com um bico (rosado) comprido e direito, e umas pernas (cinzentas) longas. A sua plumagem é acastanhada, tornando-se mais arruivada durante a época estival. Em voo a sua identificação torna-se relativamente fácil devido ao contraste da barra preta terminal da cauda e o uropígio branco, assim como à sua visível banda alar branca. O fuselo, ave com o qual se confunde por vezes, é ligeiramente mais pequeno, tem o bico ligeiramente curvado pata cima e, em voo, não tem o característico padrão alar e da cauda, acima descritos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Abundância e calendário

Migrador de passagem/Invernante. Embora seja uma espécie de ocorrência regular nos Açores, com excepção do Cabo da Praia, onde por vezes são observados algumas dezenas de aves (existe um registo, de 2011, com 42 indivíduos), não se trata de uma ave que possamos assegurar em tal local ou data.

Onde observar

Pela regularidade da sua ocorrência, o Aeroporto João Paulo II, a zona da Covoada/Arribanas, a Achada das Furnas (São Miguel), o Aeroporto de Santa Maria, ou o Cabo da Praia (Terceira) são os locais onde as possibilidades de observação do maçarico-de-bico-direito são mais efectivas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s