Lagoa do Junco

Zona muito característica, de pastagens “em mosaico”, com inúmeras charcas e áreas alagadas durante o período de Outono/Inverno. Pouco conhecida dos birdwatchers até há poucos anos, devido à regularidade e frequência de registos, esta lagoa assim como a sua área envolvente, tornou-se muito rapidamente num dos grandes spots da Terceira. No entanto, embora com enorme potencial, esta zona sofre de diversas vicissitudes, devidas às actividades humanas, sobretudo a agro-pecuária e cinegética, fazendo com que as várias espécies que ali ocorrem se movimentem muito, de charca em charca.

A Lagoa do Junco, situada na base da Serra do Cume, é um dos melhores locais para a observação de aves na ilha Terceira

Especialidades: garça-real, garça-branca-pequena, perna-verde,narceja-comum, gaivota-de-patas-amarelas, guincho-comum, pombo-das-rochas, pombo-torcaz dos Açores, lavandeira, pardal-comum.

Outras espécies: piadeira, marrequinha, milhafre, abibe, combatente, maçarico-de-bico-direito, codorniz dos Açores,galinha-d’água, melro, vinagreira, toutinegra dos Açores, estorninho dos Açores,  canário-da-terra, pintassilgo, tentilhão dos Açores.

Raridades: garça-branca-grande-americana, carraçeiro, íbis-preta, tarambola-dourada, ganso-de-bico-curto, arrábio, peneireiro-comum, falcão-peregrino, pilrito-de-colete, pilrito de Bonaparte, perna-amarela-pequena, perna-amarela-grande, perna-vermelha-escuro, maçarico-de-dorso-malhado, narceja de Wilson, gaivota-prateada-americana, laverca, tordo-zornal.

Visita: a cerca de 15 km de Angra do Heroísmo, para quem segue, pela via-rápida, na direcção Angra do Heroísmo/Praia da Vitória, e aproximadamente a mesma distância para quem vem no sentido inverso, ficando mais ou menos a meio caminho entre estas duas cidades. Tanto para quem vem de Angra do Heroísmo como da Praia da Vitória o melhor acesso é na saída que indica zona industrial/Porto Judeu/Serra do Cume. De seguida, poderemos optar por seguir as estradas à esquerda ou à direita, pois as possibilidades de boas observações dividem-se por várias charcas e pastagens, antes de chegarmos à Lagoa do Junco; podendo seguir de carro (Canada do Quinhão Grande e Canada do Junco) ou a pé por algumas canadas e pastagens da zona.

A zona conserva ainda, milagrosamente, algumas turfeiras, sendo estas, seguramente, aquelas que se situam a menor altitude no arquipélago dos Açores

Melhor época: Setembro a Março

Distritos: Açores

Concelhos: Praia da Vitória

Onde fica: Grupo Central – Terceira

Aqui perto: Lagoa do Ginjal, Reservatório do Cabrito

Deixe um comentário