Santa Cruz

Quem visita a ilha Graciosa encontra no centro da vila de Santa Cruz uma das mais bonitas praças das vilas açorianas e os dois pauis da vila outrora construídos para colmatar as faltas de água.
Apesar de a ilha não apresentar verdadeiros spots para observação de aves, um passeio pelos pauis e pelas zonas costeiras da vila, desde a Calheta até Santa Catarina, passando pela Pesqueira e baía da Barra, poderá permitir a observação de algumas espécies migratórias.

Uma visita a outras zonas costeiras da ilha, como Barro Vermelho, Porto Afonso, Carapacho e Vila da Praia, permitirá desfrutar da sua beleza e, eventualmente, também encontrar algumas aves migratórias.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Especialidades: rola-do-mar, maçarico-galego, garça-branca-pequena, garça-real, gaivota-de-patas-amarelas, garajau-comum, pombo-das-rochas, pombo-torcaz dos Açores, melro, vinagreira, toutinegra dos Açores, estorninho dos Açores, canário-da-terra, pardal.

Outras espécies: tarambola-cinzenta, seixoeira, pilrito-das-praias, garajau-rosado.

Raridades: garça-branca-grande, carraceiro, pilrito-escuro, maçarico-pintado, merganso-grande, corvo-marinho-de-faces-brancas.

Visita: Chegando ao aeroporto da ilha Graciosa, a viagem de carro até ao centro da vila demora menos de cinco minutos. Aqui, poderá iniciar um passeio pedestre começando pelos pauis da vila e seguindo pela Rua do Mar até ao cais da Calheta. Voltando para trás, faça um passeio pela costa até Santa Catarina, passando pela Pesqueira e baía da Barra. Passada a baía da Barra, onde se localiza o Graciosa Resort & Business Hotel, chegará ao Clube Naval e encontrará um caminho de terra que poderá seguir até ao fim (Santa Catarina).

Melhor época: Setembro a Março

Ilha: Graciosa

Distrito: Açores

Concelho: Santa Cruz

Onde fica: Área de Santa Cruz da Graciosa

Aqui perto: Nossa Senhora da Saúde

Deixe um comentário