Chasco-cinzento

Oenanthe oenanthe

Não se podendo considerar, verdadeiramente, uma espécie açoriana, o chasco-cinzento é talvez o passeriforme migrador mais comum no arquipélago dos Açores.

Identificação

Embora com uma silhueta e postura bem diferente, é mais ou menos do tamanho dum pardal. Parte da cabeça – com uma máscara preta – e do seu dorso são cinzentos e as asas são pretas; a garganta e o peito são creme-arruivado e o ventre é branco; as patas são pretas. A sua cauda, muito visível em voo, é branca com uma barra preta, com um padrão “em T”, nas rectrizes.

Alarme

Canto em voo

Abundância e calendário

Migrador de passagem. Nidificante ocasional. Embora o ornitólogo inglês Frederick Godman, que visitou o arquipélago nos anos 60 do século XIX, nos tenha narrado que observou alguns chascos-cinzentos, juntamente com juvenis que voavam mal, no Caldeirão do Corvo, em data recente apenas se conhece um caso de nidificação (ou a tentativa de) desta espécie, em 2006, no mesmo local. No entanto, trata-se de um migrador de passagem regular nos Açores, nos meses de Setembro e Outubro.

Onde observar

A melhor época para observar esta espécie nos Açores é durante o período de migração outonal. O Aeroporto João Paulo II, a zona da Pedreira, a Achada das Furnas e Graminhais (São Miguel), o Aeroporto de Santa Maria, algumas pastagens intermédias/altas do Pico e Faial, assim como a zona das lagoas da base da Serra do Cume, Cabo da Praia e Caldeira das Lajes (Terceira) poderão ser os locais que oferecem melhores possibilidades de observação desta espécie no arquipélago.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s