Borrelho-semipalmado

Charadrius semipalmatus

Outros nomes: batuíra-de-bando

O borrelho-semipalmado, uma das limícolas neárticas de ocorrência considerada “regular” no arquipélago açoriano, é a única espécie da avifauna americana que pode ser procurada – e encontrada – nos Açores em qualquer mês do ano.

Identificação

Tal como outras espécies do mesmo género é uma ave conspícua e irrequieta, no entanto, em alguns dos locais onde ocorre nos Açores, pode passar algo despercebido entre os outros borrelhos. Sobretudo o borrelho-grande-de-coleira, com o qual apresenta muitas semelhanças, ou com o borrelho-de-coleira-interrompida, mais ou menos do mesmo tamanho e que pode ser localmente comum.

A sua plumagem é castanha na parte superior e branca na garganta, peito e abdómen. Apresenta uma coleira, castanha (Inverno e juvenis)/escuro (adultos), relativamente estreita (se compararmos com o borrelho-grande-de-coleira); o bico, curto, é escuro, sendo alaranjado na base (estas cores extremam-se ou suavizam-se consoante a idade/época do ano: mais coloridas nos adultos/Inverno); as patas são amarelas (promenor importante para o diferenciar-mos, por exemplo, do borrelho-de-coleira-interrompida); o anel ocular é amarelo; possui membranas interdigitais, quase até meio dos dedos, detalhe que pode ajudar na identificação comparativamente a outros borrelhos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Abundância e calendário

Espécie neártica. Migrador de passagem/Invernante. Embora tenha deixado, em data recente, de estar sujeita a homologação pelo Comité Português de Raridades, não deixa de ser uma das espécies mais procuradas pelos birdwatchers que visitam a região em busca de raridades, sendo os Açores o melhor “sítio” da Europa onde observar o borrelho-semipalmado.

Onde observar

Flores: Fajã Grande, Ponta do Albernaz, Ponta Delgada

Corvo: Caldeirão

Faial: Baía de Porto Pim

São Jorge: Fajã dos Cúbres

Pico: Madalena, Plantaforma Costeira das Lajes

Graciosa: Santa Cruz

Terceira: Cabo da Praia

São Miguel: ETAR, Mosteiros, Praia do Monte Verde

Santa Maria: Aeroporto, Baía dos Anjos, Foz da Ribeira de São Francisco

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s