BigYear Ilhas 2018

bigyearlogo2Big Year Ilhas é uma proposta de Aves dos Açores com colaboração da SPEA, para os observadores de aves promoverem as suas ilhas como importante local para a realização do birdwatching. Durante todo o ano de 2018 iremos acompanhar a par e passo os avanços nos registos das várias ilhas. Aqui poderá acompanhar connosco as novidades e ver como a sua ilha está a progredir. Promova a sua ilha e junte-se a nós enviando-nos os vossos registos.

A SPEA (Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves) juntou-se ao Aves dos Açores na promoção do Big Year Ilhas. Com a colaboração desta ONG, a competição ganha mais força e os observadores mais motivações para promoverem a sua ilha.

No BIG YEAR ILHAS 2018, as contagens começaram nos bastidores. Cada um dos nossos observadores esforçou-se para elevar o número de aves observadas para a sua ilha.

Terminado o 3º trimestre de 2018 foram observadas/registadas um total de 147 espécies nos Açores. A ilha Terceira lidera com uma pequena margem, embora menor que anteriormente, sobre a ilha de São Miguel, continuando ambas a lutar pelo 1º posto. Na luta pelo terceiro lugar, Faial e Pico estão muito próximas, com ligeira vantagem para a ilha do Faial! As restantes ilhas têm contagens menores, mas verifica-se igualmente uma luta muito renhida entre Santa Maria, Graciosa, São Jorge e Flores pelo 5º lugar. Infelizmente ainda não foi possível receber qualquer registo da ilha do Corvo, que assim continua a zero.

RankingIlhas 2018-09-30

Estamos na altura das migrações de outono, nas quais a probabilidade de encontrar espécies diferentes é maior, por isso mas continuem a enviar observações, pois muita coisa vão mudar!

Faltam registo ainda de algumas espécies residentes em várias ilhas. Alertamos, desta forma, os observadores a enviar estes registos, uma vez que por regra não costumam enviar as observações destas espécies. Pedimos igualmente para reportarem qualquer outra espécie que por lapso não tenha sido incluída na lista.

logolistaesp3

Anúncios