BigYear Ilhas 2018

bigyearlogo2Big Year Ilhas é uma proposta de Aves dos Açores com colaboração da SPEA, para os observadores de aves promoverem as suas ilhas como importante local para a realização do birdwatching. Durante todo o ano de 2018 iremos acompanhar a par e passo os avanços nos registos das várias ilhas. Aqui poderá acompanhar connosco as novidades e ver como a sua ilha está a progredir. Promova a sua ilha e junte-se a nós enviando-nos os vossos registos.

A SPEA (Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves) juntou-se ao Aves dos Açores na promoção do Big Year Ilhas. Com a colaboração desta ONG, a competição ganha mais força e os observadores mais motivações para promoverem a sua ilha.

No BIG YEAR ILHAS 2018, as contagens começaram nos bastidores. Cada um dos nossos observadores esforçou-se para elevar o número de aves observadas para a sua ilha.

Já há resultados finais do BIGYear Ilhas 2018! No total foram registadas 214 espécies diferentes nos Açores em 2018 (menos 8 espécies que no ano anterior). A ilha de São Miguel foi a grande vencedora com 117 espécies, numa disputa sprint com a ilha Terceira, que registou 115 espécies. Em terceiro lugar seguiu-se o Corvo com 100. O quarto lugar foi igualmente muito disputado entre Pico (75 espécies) e Faial (74 espécies), com o Pico a suplantar o Faial apenas por uma espécie. No sexto lugar ficou a ilha de Santa Maria com 63 espécies registadas. Seguiram-se muito próximas, Flores (50 espécies), São Jorge (46 ) e Graciosa (44).

RankingIlhas 2018-12-31

Entretanto as contagens de 2019 já estão em curso e brevemente faremos comunicação sobre assunto! Caso algum observador detete algum erro ou omissão de espécies de 2018, favor contatar-nos (ver link Lista de Espécies:)

logolistaesp3

Anúncios