Cabo da Praia

O Cabo da Praia encontra-se situado junto ao mar, estando sujeito à influência das marés. Na preia-mar formam-se ali pequenas charcas, constituindo o local um ponto de alimentação/repouso muito importante para um grande número de espécies, sobretudo de limícolas e alguns patos. É actualmente um local bastante conhecido do birdwatching internacional e, embora do ponto de vista paisagístico não seja propriamente um sítio muito atractivo, será provavelmente o maior spot no Paleártico Ocidental para a observação de espécies de aves oriundas da América do Norte.

Pode não ser um local muito atractivo visualmente, mas é seguramente o melhor local da Europa para a observação de limícolas americanas

Especialidades: sendo o local conhecido sobretudo pelas raridades que ali podem ser observadas, nesta rubrica falar-se-á também de espécies menos comuns nos Açores  e que ali são vistas com regularidade: borrelho-de-coleira-interrompida, borrelho-grande-de-coleira, borrelho-semipalmado, tarambola-cinzenta, seixoeira, rola-do-mar,  maçarico-de-bico-direito, maçarico-galego, combatente, pilrito-das-praias, pilrito-comum, pilrito-pequeno, pilrito-de-colete, pilrito de Bonaparte.

Outras espécies: garça-real, codorniz dos Açores, melro, lavandeira, vinagreira, toutinegra dos Açores, estorninho dos Açores, canário-da-terra, pardal-comum, bico-de-lacre, gaivota-de-patas-amarelas, rola-turca, pombo-das-rochas, pombo-torcaz dos Açores, garajau.

Raridades: marreca-d’asa-azul, piadeira-americana, pato-trombeteiro, borrelho-de-coleira-dupla, tarambola-dourada-pequena, tarambola-dourada-siberiana, pilrito-de-bico-fino, pilrito-anão, pilrito-escuro, pilrito-miúdo, pilrito-rasteirinho, maçarico-de-bico-comprido, maçarico-pintado, andorinha-das-chaminés, andorinha-dos-beirais.

Visita: O acesso a partir de Angra do Heroísmo no sentido Praia da Vitória é fácil (cerca de 20 km), pois só tem de seguir a via-rápida até ao fim, onde encontrará uma placa que indica a localidade. Depois, é só seguir na direcção da zona industrial, onde as últimas istalações, o parque de combustíveis, não deixarão de fazer-se notar. A partir do aeroporto das Lages (7 km) ou da Praia da Vitória (3 km), também pela via-rápida, as referências são as mesmas.

Bando de marrecas-d’asa-azul em voo sobre o Cabo da Praia

Melhor época: Setembro a Março

Ilha: Terceira

Concelho: Praia da Vitória

Onde fica: Junto ao Parque de Combustíveis na zona industrial da Praia da Vitória.

Aqui perto:  Porto de pesca da Praia da Vitória, Paul do Belo Jardim/Praia da Riviera, Praia da Vitória, Paul da Praia da Vitória