Foz da Ribeira de São Francisco

A Foz da Ribeira de São Francisco, vulgarmente denominada “Calhau da Roupa”, localiza-se na Costa Sul da Ilha de Santa Maria, na periferia de Vila do Porto e nas imediações da zona portuária. Sendo a porta de entrada para muitos turistas que visitam a “Ilha do Sol”, também o é para algumas aves migradoras que encontram a ribeira e a marina para repousar e procurar alimento.

A Ribeira de São Francisco está encaixada num vale profundo e as suas margens estão povoadas essencialmente por canavial. Junto à foz, existem alguns juncos que são utilizados como esconderijo para a galinha-d’água, que se reproduz no local.

Devido essencialmente à acção das marés e do caudal da linha de água, é frequente a formação de um pequeno charco barrado por calhau rolado e algas marinhas. Na confluência da água salgada com a doce cria-se então um habitat excelente para diversas limícolas que surgem aqui ao longo de todo o ano.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Especialidades: galinha-d’água, maçarico-galego, rola-do-mar, garça-real, garça-branca-pequena, garajau, lavandeira, pardal.

Outras espécies: pilrito-das-praias, perna-verde, galeirão-comum, milhafre, gaivota-de-patas-amarelas, pombo-das-rochas, melro, estorninho dos Açores, pintassilgo, canário-da-terra.

Raridades: marreca-d’asa-azul, borrelho-semipalmado, borrelho-de-coleira-dupla, maçarico-real, maçarico-pintado, guarda-rios.

Visita: A Ribeira de São Francisco tem vários acessos e com diferentes características, sendo a entrada pelo parque de estacionamento da marina o percurso mais curto, e que desde logo possibilita a contemplação da zona portuária, onde poderá surgir algum pato ou limícola nas muralhas e pontões de amarra das embarcações.

Outra entrada possível é seguir pelo Trilho da Costa Sul (PR5 SMA) que tem início no Forte de São Brás, antiga construção militar do século XVII, onde poderá admirar toda a baía do Porto da Vila e a sequência de cores da sua encosta sudoeste. A descida para a Ribeira de São Francisco está marcada pela sinalização oficial dos Trilhos Pedestres dos Açores, e embora nos indique que o percurso prossegue à esquerda em direção à Ponta do Marvão e Pedreira do Campo, deve seguir à direita, 150 metros em declive 30%, em direção à Foz da Ribeira e Praia do Calhau da Roupa. No entanto, não deixe de percorrer este Trilho que termina na magnífica Praia Formosa e onde poderá observar fósseis de Santa Maria.

A alternativa de acesso com veículo faz-se pela Rua dos Oleiros com início no centro da Vila do Porto e que termina com o ponto de partida da caminhada de descida à Foz da Ribeira e Praia do Calhau da Roupa, referido anteriormente.

Melhor época: de Setembro a Março.

Ilha: Santa Maria

Concelho: Vila do Porto

Aqui perto: Aeroporto de Santa Maria, Baía dos Anjos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s