Borrelho-de-coleira-dupla

Charadrius vociferus

Esta pernalta, de origem neártica, cujo primeiro caso de nidificação nos Açores é muito recente, é considerada uma raridade na Europa. Este acontecimento (registado pela primeira vez por Alan Vittery em Maio de 2010) viria a colocar Santa Maria no “mapa” dos birdwatchers que visitam todos os anos o arquipélago dos Açores em busca de raridades americanas.

Identificação

É claramente maior do que o borrelho-de-coleira-interrompida, e quase do tamanho de uma narceja-comum. A cor da sua plumagem é castanha com tons arruivados; o ventre e o peito são brancos, sendo interrompidos por duas coleiras pretas. O bico relativamente curto (embora mais comprido/forte que o do borrelho-de-coleira-interrompida) e preto; tem o anel ocular vermelho; as patas são compridas e amarelas-esverdeadas. Não existe dimorfismo sexual.

Abundância e calendário

Nidificante ocasional. Apenas se conhece a nidificação desta espécie em Santa Maria (em 2010 e 2011) embora existam algumas observações nas Flores, no Corvo, no Faial, na Terceira, e em São Miguel.

A espécie ocorre em zonas costeiras planas e com vegetação rasteira e, na proximidade de charcas/lagoas, secas e pedregosas (em geral pedras pequenas).

Onde observar

Aeroporto de Santa Maria e área envolvente; Paul da Praia (Terceira); Ponta Delgada e Santa Cruz (Flores); aeroportos do Faial, Corvo e Flores.

Deixe um comentário