Periquito-rabijunco

Psittacula krameri

Este vistoso e barulhento periquito, da África Subsariana e região Indomalaia, à semelhança do que aconteceu em diversos países europeus e no continente, é uma espécie introduzida/escapada de cativeiro, que se assilvestrou e se reproduz actualmente, ainda em número reduzido, em São Miguel na zona de Ponta Delgada.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Identificação

Mais ou menos do tamanho duma rola, a sua comprida e característica cauda (facilmente visível com as aves pousadas ou em voo) confere-lhe uma maior envergadura. As asas são compridas e pontiagudas. A sua plumagem é quase toda verde-pálido, com um colar preto e rosado, e a garganta preta. O bico é vermelho e preto. As suas patas são cinzentas-azuladas.

Abundância e calendário

Espécie introduzida/escapada de cativeiro. Residente. Nidificante ocasional. Apenas se conhece a sua nidificaçãoem Ponta Delgada(São Miguel).

Onde observar

Zona do Hotel Garden, Jardim António Borges/Pousada de Juventude, Jardim José do Canto, imediações do Restaurante a Rotunda.

8 respostas a Periquito-rabijunco

  1. Luis Guilherme C.I.Brandão diz:

    Sim,tenho observado alguns exemplares de RingNecks,verdes,nas zonas de Ponta Delgada,(Parques,Universidade,etc.),e também arredores,Fajã de Baixo,Fajã de Cima,Aeroporto,Relva,,etc.
    Sempre de côr verde,julgo que outras mutações,a haver,tem pouca probabilidade de escaparem,por causa da falta de camuflagem na vegetação do habitat,o que a côr verde lhes dá.
    É uma ave fugidia ao contacto humano,mas permanece com outros animais,não se assustando.
    Nidifica em buracos nas arvores altas,preferindo eucaliptos,palmeiras e carvalhos.
    Praticamente não tem predadores em S.Miguel,pelo que prevejo o seu aumento.

  2. Luis Guilherme C.I.Brandão diz:

    TENHO CONSTATADO O AUMENTO DESTA AVE EM LIBERDADE,MORMENTE APARECEM-ME 7 MAIS OU MENOS EM PROXIMIDADES DE AVIARIOS COM CONGENEROS,E VEM COMER RESIDUOS PROXIMOS,AGARRANDO-SE Á REDE DOS AVIARIOS E TENTANDO O
    CONTACTO.. MUTAÇÕES NÃO SE VEEM,SÓ NA COR VERDE

    • Obrigado Luís. Em que local (freguesia ou concelho) foi este ultimo avistamento de sete ou mais?
      Esta ave está em expansão no continente europeu, avistando-se ja em bastantes cidades europeias, incluindo Lisboa e Porto. Nos Açores aparenta estar a expandir-se na ilha de São Miguel, mas nas restantes a situação é menos clara.

  3. Catarina Goulart diz:

    Era muito comum ve-los no Relvão há uns anos, hoje estavam pelo menos 2 no jardim da UAç pelas 14h, a novidade foi um deles ser azul.

  4. jose antonio melo diz:

    há´rings nechs em ponta delgada , e não rabos de junco , quanto ao azul pode ser um ring neck que fugiu da gaiola mas dentro de pouco tempo ele mudara de cor para verde, no seu habitat natural não há´cores so´apenas verdes

    • Bom dia José.
      O nome inglês é ring necked parakeet, e o nome em português é periquito-de-colar ou periquito-rabijunco. Qualquer um dos dois pode ser usado, na mesma medida que em alguns locais do país se chama lavandeira e noutros alvéola à mesma ave.

Deixe um comentário