Santa Cruz das Flores

A vila de Santa Cruz das Flores alberga um conjunto de enseadas, pequenos portos e poças de maré, tornando-a ideal para a observação de aves costeiras, tais como as gaivotas, as garças e as limícolas. No Outono e no Inverno formam-se igualmente algumas charcas no interior do Aeródromo das Flores, permitindo também a observação de patos, por exemplo.

santa-cruz-vila

Vila de Santa Cruz das Flores (Foto: André Vieira)

Especialidades: cagarra, garça-branca-pequena, garça-real, rola-do-mar, maçarico-galego, pilrito-das-praias, pilrito-escuro, gaivotão-real, garajau, garajau-rosado, chasco-cinzento, escrevedeira-das-neves

Outras espécies: gaivota-de-patas-amarelas, pombo-das-rochas, alvéola-cinzenta, toutinegra, canário, pintassilgo, pardal.

Raridades: garça-branca-americana, carraceiro, íbis-preta, borrelho-semipalmado, borrelho-de-coleira-dupla, maçarico-pintado, rabo-espinhoso

Visita: Percorrendo de norte para sul, no sentido dos ponteiros do relógio, inicia-se a visita nas Piscinas naturais de Santa Cruz, onde no outono/inverno são regulares as limícolas, tais como o pilrito-das-praias e a rola-do-mar ou ainda o pilrito-escuro, bem como alguma garça.

piscinas-naturais-santa-cruz

Piscinas Naturais de Santa Cruz (Foto: André Vieira)

Continuando ao longo da costa poderão ser visitados o Porto Velho e o Porto das Poças, onde poderão ser observadas limícolas, ou ainda gaivotas, como por exemplo o gaivotão-real no inverno. No mar avistam-se facilmente no período da primavera e do verão, as cagarras e os garajaus, comuns e rosados.

Terminada a visita à zona costeira regressa-se pela zona do Aeródromo das Flores, onde poderá ser recompensado com a observação de alguma raridade que utilize a pista para descanso ou utilize as charcas para alimentação e/ou descanso, tal como o pato-real, a ibís-preta ou um borrelho de coleira dupla.

Dada a sua posição estratégica, a meio caminho entre a América e a Europa, a ilha das Flores serve como refúgio temporário para aves migradoras, e que já foram observadas com bastante regularidade em Santa Cruz das Flores, tais como o chasco-cinzento ou a escrevedeira-das-neves, ou outras mais raras, tal como o rabo-espinhoso.

Concelho: Santa Cruz das Flores

Aqui perto: Lagoas do planalto central

Anúncios