Baía de Angra do Heroísmo

A Baía de Angra do Heroísmo, assim como a sua emergente marina, é um dos locais preferidos pelos angrenses, para passear e descomprimir da azáfama rotineira do dia-a-dia. Quase ignorada pelos observadores de aves que visitam a Terceira desde há muito, este cenário mudou muito rapidamente, nos últimos meses, devido à descoberta, na marina, duma visitante muito especial: a garça-nocturna-americana. Constituindo-se esta descoberta como o primeiro registo desta espécie para o Paleártico Ocidental.

Especialidades: rola-do-mar, garça-branca-pequena, gaivota-de-patas-amarelas, garajau, pombo-das-rochas, lavandeira, pardal.

Outras espécies: cagarro,pilrito-das-praias, maçarico-galego, garça-real, melro, estorninho dos Açores, canário-da-terra.

Raridades: corvo-marinho-d’orelhas,mergulhão-caçador,mobelha-grande, maçarico-pintado, garça-nocturna-americana, águia-pesqueira, falcão-peregrino.

Visita: encaixada entre a paisagem do Monte Brasil e o Forte de São Sebastião, a visita a esta zona deve fazer-se obrigatoriamente a pé. Calmamente. A facilidade de estacionamento, para quem se desloca de automóvel, aconselha a começar este percurso pelo Porto de Pipas na direcção da marina, prospectando ora a superfície das águas vizinhas, ora o pontão/quebra-mar e rochas do porto/marina. Segue-se depois pela praia de areia, continuando pela “marginal”, quase até ao Clube Naval.

Melhor época: Setembro a Março

Concelho: Angra do Heroísmo

Distrito: Açores

Onde fica: Grupo Central – Terceira

Aqui perto: Monte Brasil, São Mateus

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s