Lagoa do Capitão

 A Lagoa do Capitão é seguramente a mais conhecida das lagoas do Pico, sendo ainda, a par da Montanha do Pico, o local mais visitado da ilha fora da orla costeira. Apesar de situada a cerca de 826 metros de altitude, aqui o “fatalismo meteorológico” do planalto picaroto não parece desmotivar o fluxo de visitantes, sendo normal presenciar as visitas rápidas, de alguns minutos para o registo fotográfico “da praxe”, e meia-volta que ainda temos bateria na máquina…

Como, teoricamente, a caça está proibida na lagoa e sua bacia hidrográfica, durante o período de Outono/Inverno existe razoável possibilidade de se observarem algumas “raridades” aquáticas, além das espécies terrestres que compõem o menu açoriano.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Especialidades: garça-real, gaivota-de-patas-amarelas, melro, lavandeira, canário-da-terra, tentilhão dos Açores.

Outras espécies: marrequinha, piadeira, galinhola, narceja-comum, galeirão-comum, milhafre, pombo-torcaz dos Açores, vinagreira, ferfolha, toutinegra dos Açores.

Raridades: piadeira-americana, marreca-d’asa-azul, zarro-de-colar, negrinha, abetouro-americano, galeirão-americano.

Visita: o acesso, fácil e rápido, a partir de São Roque (14 km), Lajes ou Madalena (19 km), quase todo o percurso em estrada alcatroada, está bem assinalado e é feito pela Tranversal/Longitudinal para quem vem das Lajes /São Roque e apenas pela Longitudinal para quem vem da Madalena.

As pastagens perto da lagoa são ainda, entre final de Fevereiro e Junho, um óptimo local para a observação da galinhola, ao pôr-do-sol (machos em exibição). No caminho de acesso à lagoa, a partir da Longitudinal, se parar e olhar a vedação à direita, poderá ter a sorte de observar alguma narceja-comum em cima de algum dos postes de vedação, a cantar e em atitude de defesa de território, oferecendo este local elevadas probabilidades de observar/fotografar esta espécie pousada.

Melhor época: Outubro a Março

Concelho: Lajes do Pico

Distrito: Açores

Onde fica: Grupo Central – Pico

Aqui perto: Montanha do Pico, Lagoa do Caiado, Lagoa do Paul, Lagoa do Peixinho, Lagoa da Rosada

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s