Lagoa do Capitão

 A Lagoa do Capitão é seguramente a mais conhecida das lagoas do Pico, sendo ainda, a par da Montanha do Pico, o local mais visitado da ilha fora da orla costeira. Apesar de situada a cerca de 826 metros de altitude, aqui o “fatalismo meteorológico” do planalto picaroto não parece desmotivar o fluxo de visitantes, sendo normal presenciar as visitas rápidas, de alguns minutos para o registo fotográfico “da praxe”, e meia-volta que ainda temos bateria na máquina…

Como, teoricamente, a caça está proibida na lagoa e sua bacia hidrográfica, durante o período de Outono/Inverno existe razoável possibilidade de se observarem algumas “raridades” aquáticas, além das espécies terrestres que compõem o menu açoriano.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Especialidades: garça-real, gaivota-de-patas-amarelas, melro, lavandeira, canário-da-terra, tentilhão dos Açores.

Outras espécies: marrequinha, piadeira, galinhola, narceja-comum, galeirão-comum, milhafre, pombo-torcaz dos Açores, vinagreira, ferfolha, toutinegra dos Açores.

Raridades: piadeira-americana, marreca-d’asa-azul, zarro-de-colar, negrinha, abetouro-americano, galeirão-americano.

Visita: o acesso, fácil e rápido, a partir de São Roque (14 km), Lajes ou Madalena (19 km), quase todo o percurso em estrada alcatroada, está bem assinalado e é feito pela Tranversal/Longitudinal para quem vem das Lajes /São Roque e apenas pela Longitudinal para quem vem da Madalena.

As pastagens perto da lagoa são ainda, entre final de Fevereiro e Junho, um óptimo local para a observação da galinhola, ao pôr-do-sol (machos em exibição). No caminho de acesso à lagoa, a partir da Longitudinal, se parar e olhar a vedação à direita, poderá ter a sorte de observar alguma narceja-comum em cima de algum dos postes de vedação, a cantar e em atitude de defesa de território, oferecendo este local elevadas probabilidades de observar/fotografar esta espécie pousada.

Melhor época: Outubro a Março

Concelho: Lajes do Pico

Distrito: Açores

Onde fica: Grupo Central – Pico

Aqui perto: Montanha do Pico, Lagoa do Caiado, Lagoa do Paul, Lagoa do Peixinho, Lagoa da Rosada

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s