Rola-do-mar

Arenaria interpres

Esta pequena limícola, bastante comum em todas as ilhas, passa facilmente despercebida no meio das rochas, camuflada pela sua plumagem escura. Os registos desta espécie nos Açores são quase exclusivamente de observações efectuadas na orla costeira, onde se passeia habitualmente, usando o seu bico para virar pedras ou algas e encontrar alimento.

Identificação

Um pouco maior e mais encorpada do que o pilrito-das-praias, esta espécie distingue-se facilmente pelas suas patas curtas, cor-de-laranja, contrastantes com o castanho escuro da cabeça, dorso e asas (plumagem característica dos juvenis e indivíduos invernantes).

No peito, possui um largo babete escuro, algo difuso nos juvenis. O resto do peito e a barriga são brancos, límpidos. O bico é curto e preto em forma de cunha.

Embora com menor frequência, é possível avistar adultos em plumagem nupcial, durante a qual as penas escapulares e as coberturas das asas ganham uma cor castanha-alaranjada viva. Mais frequentemente observam-se indivíduos com plumagens intermédias, quer na Primavera, quer no final do Verão.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Abundância e calendário

Invernante/Migrador de Passagem. Pode ser encontrada durante praticamente todo o ano, embora seja claramente mais abundante durante o inverno e período de migração.

Normalmente observada em pequenos bandos, até uma dezena de indivíduos. Nos melhores locais de observação e durante o período de maior abundância, é normal encontrar bandos de várias dezenas de aves.

Onde observar

Pode ser observada com bastante facilidade em todas as ilhas dos Açores, junto ao mar e em zonas rochosas expostas pela maré baixa. Prefere claramente plataformas rochosas, piscinas naturais e rampas de portos de pesca, sendo observada por vezes em praias arenosas ou de calhau rolado.

Flores – Ponta Delgada, Santa Cruz e Lajes.

CorvoVila Nova do Corvo, no porto de pesca e na praia.

Faial – Porto da Feteira, piscinas naturais de Castelo Branco, porto da Horta e Praia de Porto Pim.

São Jorge – Zona costeira das Velas, Fajã dos Cubres, Calheta, Fajã do Ouvidor, Topo.

Pico – Costa Oeste da Madalena, Plataforma Costeira das Lajes do Pico e Cais do Pico.

Graciosa – Santa Cruz, Cais da Barra e piscinas naturais do Carapacho.

Terceira – Negrito (São Mateus), Baía de Angra do Heroísmo, Biscoitos, Salga, Praia da Riviera, Cabo da Praia, Porto Martins.

São MiguelMosteiros, ETAR de Ponta Delgada, Portas do Mar e Porto de Ponta Delgada, São Roque, Livramento, Lagoa, Caloura, Ilhéu de Vila Franca, Porto e Zona Costeira de Vila Franca do Campo, Praia da Ribeira Grande e Povoação (Foz da Ribeira).

Santa Maria – Praia Formosa, Baía de São Lourenço, Castelo e Baía da Maia, Baía dos Anjos, Aeroporto, Porto de Vila do Porto e Foz da Ribeira de São Francisco.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s